Professora: Izabel Catarina Brunetto Souza

O relógio: mais uma invenção
A invenção do relógio tem uma longa historia.
Para medir o tempo, o homem foi inventando diferentes instrumentos.
De invenção em invenção, surgiu o relógio usado nos dias de hoje.
Dos antigos até hoje, eis alguns deles...


Para saber horário, as pessoas observavam a projeção da sombra da varinha na base, que varia de acordo com a posição do Sol.

Clepcidra usada pelos egípcios em cerca de 1400 a.C. Para medir o tempo, enchia o recipiente com água; é medida que ela escoava por um orifício (buraco), marcas dentro do pote indicavam quanto tempo passou.
Nos países em que as temperaturas são baixas, no entanto, a água desses relógios congelava com freqüência. Foi inventada então a ampulheta, que é uma espécie de relógio de areia, alem disso, é mais fácil de transportar que uma clepcita.

Na ampulheta, o tempo é medido pela passagem do tempo é medido pela passagem e da areia de um compartilhamento a outro.
Com o passar dos anos e o surgimento de novas necessidades no dia-a-dia, vários instrumentos foram inventados para medir o tempo.
Os primeiros relógios parecidos com os nossos foram os relógios marcavam os minutos, apenas horas
Com o tempo, os relógios mecânicos foram sendo aperfeiçoadas, passado a marcas as horas com mais exatidão.
Antigamente, a maioria das pessoas não podia comprar relógios, pois eles eram muito caros. Aos poucos, aumentando a necessidade de registrar o tempo, aumentando a necessidade de registrar o tempo, foram surgindo relógios em torres de igrejas e nas construções altas, para serem vistos por todas as pessoas.
Hoje em dia, alem dos relógios mecânicos, são muito comuns os relógios digitais.
Nas grandes cidades, há relógios desse tipo no alto dos edifícios e em locais bastante movidos.A maiorias pessoas, porem, carrega consigo seu próprio relógio. Esse tipo de relógios é chamado de relógio de pulso.

Há vários tipos de relógios mecânicos: de pêndulo( nº1), cuco no qual um pássaro sai da caixa do relógio e canta para marcar as horas (nº2) e de mesa (nº3), entre outros
o relógio de pulso.
Alberto Santos Dumont, “O Pai da Aviação”, foi o criador do relógio de pulso.
Por que Santo Dumont teve a idéia de usar o relógio de pulso? Pesquise sobre o assunto.

Exercícios de fixação
O tempo e o relógio
1) Marque nos relógios e coloque os ponteiros marcando:
a) O horário de entrada de sua classe para a aula.
b) O horário de saída de sua classe da aula.
1) Analise essas situações do dia-a-dia:
a) Senhor João saiu de casa ás 10 horas e caminhou durante uma hora. Qual foi o horário em que retornou à sua casa?
1) O quadrado baixo apresenta as 24 horas de um dia:
a) Pinte, em vermelho os números que indicaram o período da manhã e em azul os números que indicam a tarde até o fim da noite.
b) Por que você usou cores diferentes para 11 horas e 23 horas?
1) Muitos trabalham de dia. Muitos trabalham à noite

Você vai à escola de dia ou de noite?
1) Você fala:
meio-dia e meia?
ou
meio-dia e meio?
Por quê?
6)Os relógios analógicos abaixo representam diferentes horários. Faça a leitura década um deles.
________ _______ ________ ________
+de+5.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário